AFAIA

Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Axè

A AFAIA é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, foi criada em 1987, pela  necessidade de organização de mulheres negras e homens negros ,membros do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karè, desde então vem desenvolvendo Debates, Seminários, Encontros, Fóruns e Projetos voltados para a inclusão social da população negra e de religiosidade de Matriz Africana da Amazônia, em diversas áreas; culturais, socioeconômica, saúde, desenvolvimento de ações para o combate ao racismo, ao sexismo, à homofobia, xenofobia e para a melhoria das condições de vida da população negra, valorizando o candomblé não só como religião, mais também, como espaço de resistência e protagonismos de negros e negras na consolidação do processo social e cultural do Brasil, como mostra a historicidade brasileira, no nosso caso, mais especificamente na Amazônia. Ampliou seus associados, e atua em parcerias com várias organizações, tornando-se uma referência na área Norte Amazônica, no que concerne aos processos organizativos dos Afros Amazônicos.

Fortalecer as raízes da comunidade do Ilê Axé, promovendo o orgulho, a cultura e a união. Estamos enraizados na tradição, mas sempre olhando para o futuro.

AFAIA

Força vibrante e engajada na paisagem da Amazônia

Ao longo dos anos, temos sido catalisadores de mudança, realizando debates incisivos, seminários transformadores, encontros inspiradores, fóruns dinâmicos e projetos inovadores. Somos uma força apartidária e sem fins lucrativos, impulsionados pela convicção de que juntos, podemos moldar um futuro mais justo e inclusivo. Junte-se a nós nesta jornada de transformação e celebração da diversidade!

Nossa Missão é...

Despertar consciências, conectar corações e transformar realidades. Somos uma força impulsionada pela herança cultural africana, dedicada a promover a inclusão, a justiça social e o respeito à diversidade. Com comprometimento e paixão, trabalhamos incansavelmente para criar um mundo onde todos os filhos e amigos do Ilê Axé possam florescer, celebrando suas raízes e construindo um futuro de igualdade e oportunidades para todos.