Participação da AFAIA na 54ª Reunião da OEA, Assunção de 23 a 28 de junho

A iyalaxe e antropóloga Marilu Marcia Campelo esteve na 54ª reunião da OEA, integrando a delegação organizada pelo Raça e Igualdade, com a missão de discutir quais tem sido as lutas e estratégias pelas populações negras para o enfrentamento ao racismo, ao machismo, a homofobia e todas as formas correlatas de preconceito e discriminação na América Latina. Também pretendeu-se identificar e analisar as principais formas de racismo religioso vivenciadas pelos POTMAS e o impacto dessas estratégias na redução do racismo religioso no Brasil e como essas formas de racismo se faz presente em outras países da América Latina.

Credenciada para assistir as reuniões abertas da OEA e para participar de reuniões específicas da sociedade civil.

Participamos do Painel Fórum Interamericano contra a Discriminação “Rumo a uma região livre de discriminação racial no dia 24 onde foi exposto o panorama das violências aos quais os POTMAS têm sido submetidos no Brasil nos últimos anos.

O painel foi dividido em 03 momentos:

O primeiro momento foi a apresentação da Comissionada de Direitos Humanos da OEA, senhora Glória Mess, e a ex comissionada para assuntos afrodescendentes, Margareth Macauly que deixou o cargo em 2023.

O segundo momento foi a apresentação na qual a AFAIA participou juntamente com os representantes dos países: República Dominicana, Colômbia, Equador, Nicarágua e Brasil.

E o terceiro momento uma exposição bem especifica sobre a crise da Nicarágua:  O apoio financeiro internacional à Nicarágua e à crise democrática e dos direitos humanos.

No dia 26, estivemos no Parque Olímpico para assistir aos diálogos com a Assembleia Geral da OEA. Neste dia podemos ter um rápido bate-papo com a representação do Itamarati. A noite participamos de mais um painel sobra Direitos Humanos como Pilar da Segurança Hemisférica nas Américas exclusivamente com a sociedade civil envolvendo Cuba, Haiti, Venezuela e Nicarágua.

A programação do Raça & Igualdade abarcou todas as temáticas relevantes sobre o racismo, homofobia e perseguições políticas e violência contra a mulher.

Compartilhe nas mídias:

O que você achou?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *